Esta Farmácia encontra-se autorizada a disponibilizar medicamentos através da Internet, pelo Infarmed, I.P.
Farmácia Queija Ferreira - Telefone   225 511 619    Farmácia Queija Ferreira - Telemóvel   931 374 925
 
 
 
 
 
imagem
Podologia

Dra. Sílvia Gonçalves

 

O que é a Podologia?


A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. 

 

Qual a importância do Podologista e qual a função desse profissional?


O Podologista é um profissional de saúde da área da Podologia, que tem como principal objectivo prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e efectuar o respectivo tratamento. 

 

PODOLOGIA INFANTIL


O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança, deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento especializado e personalizado. 

 

PODOLOGIA GERIÁTRICA


As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé do idoso são significativas. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes doentes, a Podologia apresenta um serviço especializado no tratamento da mobilidade e da dor do pé. 

 

PÉ DIABETICO


O doente diabético pode apresentar alterações do pé, classificado como Pé Diabético. O Pé Diabético é uma consequência da Diabetes, com risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado e criterioso dos pés dos diabéticos é essencial para evitar complicações graves. 

 

PODOLOGIA DESPORTIVA

 

O Pé é a base fundamental de apoio, equilíbrio e funcionamento do organismo humano. A prática desportiva é uma das formas mais maravilhosas de comunicação do Homem com a natureza e é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico do indivíduo. O estudo e tratamento preventivo do pé do desportista evita o aparecimento de algumas lesões. O tratamento podológico das lesões do pé provocadas pelo desporto é indispensável para proporcionar uma melhor qualidade de vida e um melhor rendimento desportivo. 

 

Quais são as doenças podológicas mais comuns?


* Micose Interdigital (pé-de-Atleta ou frieira)

* Dermatomicose (fungos da pele)

* Onicocriptose (problemas com unhas encravadas)

* Onicogrifose (engrossamento irregular da unha)

* Queratopatias (calos, calosidades)

* Onicomicoses (micose das unhas)

* Pé Plano (quando a curvatura do pé não é a correcta ou não existe)

* Pé Cavo (quando a curvatura do pé é acentuada)

* Hiperhidrose (transpiração em excesso)

* Papiloma Vírico (tumor benigno produzido pela proliferação das papilas na superfície da pele)

* Joanetes

* Esporão do calcâneo (ossificação localizada na face plantar ou posterior do calcanhar)

* Dedos em garra

* Pé Diabético

* Úlceras/Feridas

* Gretas/ fissuras 

 

Quais os cuidados a ter para manter os pés saudáveis?


1 - Higiene: lavar os pés todos os dias com sabonete e pH neutro. E depois secar muito bem, especialmente nos espaços interdigitais.

2 -Observar os pés com frequência, de forma a poder detectar atempadamente eventuais alterações.

3 - Hidratar com um creme específico para pés. Cortar as unhas de forma recta com instrumento desinfectado e de uso pessoal.

4 - Usar meias de fibras naturais (lã, algodão, seda). A meia funciona como uma protecção do pé.

5 - Usar calçado de material natural (pele, couro), arejado, e que respeite a morfologia do pé, em cumprimento e em largura; (os tacões, na mulher, não devem ultrapassar os 3 centímetros de altura).

6 - O calçado deve ser adquirido ao final do dia (quando o pé já apresenta algum edema) 

 

Quais as consequências da utilização do salto alto?

 

O salto alto altera toda a biomecânica do passo, devido à pressão exercida no hálux (dedo grande do pé). Como resultado dessa pressão surge o cansaço, dor e calos. Aumentam as probabilidades de surgirem deformidades ósseas como joanetes ou de problemas na musculatura da coxa e na curvatura lombar. Acrescentam-se ainda os riscos de queda, lesões dos ligamentos e luxações no tornozelo, provocados pelo equilíbrio precário do andar nas alturas.

 

Se usar calçado de saltos opte por sapatos com plataforma e bico mais largo (quadrado). Os sapatos ou sandálias com plataforma forçam menos a curvatura do pé, e os de bico mais largo diminuem o aparecimento de joanete e calosidades. Os sapatos confortáveis com palmilhas especiais são úteis por distribuírem o peso do corpo por toda a superfície plantar. 

 

Os vernizes ou esmaltes podem prejudicar as unhas?


Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Ao retirá-lo, faça uma hidratação da área. Use esmalte adequado (que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia). 

 

Quando se deve procurar o Podologista e com que frequência devemos procurar este profissional?


Pelo menos uma vez por cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão ou patologia nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podologista quando estão com algum problema. Na verdade, a prevenção é fundamental para evitar o aparecimento de doenças ou complicações. 

ir para o topo
 
 
carrinho
A minha encomenda
 
 
 
Newsletter
Indique o seu email: